Mais enxuto e a distância, Prouni tem 531 bolsas na região; Jales apenas 05 bolsas
por Rone Carvalho | Diário da Região

Mais enxuto que nas edições anteriores, o número de bolsas do Prouni na região noroeste do Estado de São Paulo somente ultrapassou 500 vagas por conta de cursos a distância. Das 531 bolsas disponíveis, 82% delas são para cursos nessa modalidade. São vagas para estudar logística, marketing, pedagogia, processos gerenciais e redes de computadores (confira a lista completa na arte ao lado). No ano passado, do total de vagas no segundo semestre, 45% eram a distância.
Segundo o membro do conselho de ética da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) Evandro Luís Ribeiro, a pandemia incentivou que universidades investissem em cursos a distância. “Duas situações explicam a expansão do ensino a distância: as melhores condições oferecidas para faculdades abrirem polos EaD, e o próprio interesse da população que viu os benefícios de fazer cursos de ensino superior no conforto de casa, inclusive, alguns na área da saúde”, explicou.
Além disso, segundo Evandro, houve um aumento de aproximadamente 15% no número de matrículas de cursos a distância no Brasil durante a pandemia. “Tivemos faculdades que fecharam cursos presenciais e optaram por continuar ofertando apenas a distância. Quem acompanhou o início da educação a distância sabe bem o preconceito que existia e, agora, com a pandemia, como existe um incentivo pelo modelo de educação em casa”, destacou.
Para tentar uma vaga no Prouni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários-mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
As inscrições para o Prouni vão até as 23h59min de sexta-feira, 16 de julho. Os resultados dos candidatos contemplados pelas bolsas de estudos do programa federal estão previstos para ser divulgados no dia 20 de julho (primeira chamada) e 3 de agosto (segunda chamada).Para se inscrever, o candidato necessita acessar o site oficial do programa (www.prouniportal.mec.gov.br).
No ato de inscrição, é possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Com o decorrer dos dias em que o processo de inscrição do Prouni estiver aberto, o Ministério da Educação atualiza as notas de corte de cada opção escolhida pelo candidato, o que possibilita que ele altere de acordo com as chances de ser ou não aprovado.
Inscrições para o Enem
Termina nessa quarta-feira, 14, o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar da prova que concede vagas para universidades públicas e privadas do Brasil devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (www.enem.inep.gov.br/participante). A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85.
As provas do Enem 2021, estão marcadas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. (RC)
Prouni - 531 bolsas na região de Rio Preto
Rio Preto – 271 bolsas
Bolsas integrais
- Presencial: 29
- A distância: 167
Bolsas parciais:
- Presencial: 33
- A distância: 42
Cursos: administração, agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, arquitetura e urbanismo, artes visuais, banco de dados, biblioteconomia, biologia, biomedicina, ciência política, ciências contábeis, ciências econômicas, comércio exterior, defesa cibernética, design gráfico, design de interiores, direito, educação física, empreendedorismo, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de produção, estética e cosmética, farmácia, filosofia, fisioterapia, gastronomia, geografia, gestão ambiental, gestão comercial, gestão financeira, gestão hospitalar, gestão pública, gestão da qualidade, gestão da tecnologia da informação, gestão de recursos humanos, gestão de segurança privada, gestão de serviços jurídicos, notariais e de registro, história, letras - inglês, letras - português, letras - português e espanhol, letras - português e inglês, logística, marketing, matemática, música, nutrição, pedagogia, processos gerenciais, produção audiovisual, psicologia, radiologia, relações internacionais, relações públicas, segurança da informação, serviço social, sociologia.
Barretos – 45 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 8
Bolsas parciais
- Presencial: 35
- A distância: 2
Cursos: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, artes visuais, biologia, ciências contábeis, direito, educação física, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de produção, farmácia, gestão financeira, gestão da produção industrial, gestão de recursos humanos, história, medicina veterinária, música, odontologia, pedagogia, sistemas de informação
Bebedouro – 35 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 31
Bolsas parciais
- A distância: 4
Cursos: administração, agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, ciências econômicas, educação física, filosofia, gestão financeira, gestão de recursos humanos, logística, marketing, pedagogia, processos gerenciais, redes de computadores, serviço social
Catanduva – 53 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 52
Bolsas parciais
- A distância: 1
Cursos: administração, ciências contábeis, educação física, enfermagem, gastronomia, gestão ambiental, gestão comercial, gestão financeira, gestão pública, gestão da qualidade, gestão da tecnologia da informação, gestão de recursos humanos, história, letras - português e inglês, logística, marketing, pedagogia, processos gerenciais, redes de computadores, segurança no trabalho, serviço social
Fernandópolis – 13 bolsas
Bolsa integrais
- A distância: 12
Bolsas parciais
- A distância: 1
Cursos: administração, análise e desenvolvimento de sistemas, educação física, gestão financeira, gestão pública, gestão de produção industrial, gestão de recursos humanos, história, letras - língua portuguesa, logística, pedagogia, segurança no trabalho, teologia
Ilha Solteira – 7 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 7
Cursos: ciências contábeis, gestão de recursos humanos, logística, pedagogia, serviço social
Jales – 5 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 5
Cursos: administração, análise e desenvolvimento de sistemas, bibliotecnomia, marketing digital, teologia
Mirassol – 8 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 8
Cursos: ciências contábeis, ciências econômicas, gestão financeira, gestão de recursos humanos, marketing, pedagogia
Nhandeara – 4 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 4
Cursos: artes visuais, pedagogia e serviço social
Nova Granada – 4 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 4
Cursos: gestão de recursos humanos e pedagogia
Novo Horizonte – 17 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 17
Cursos: administração, agronegócio, ciências contábeis, gestão comercial, gestão hospitalar, gestão de recursos humanos, marketing, pedagogia, segurança no trabalho, serviço social
Olímpia – 18 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 17
Bolsas parciais
- A distância: 1
Cursos: administração, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão de segurança privada, marketing, pedagogia, secretariado
Santa Fé do Sul – 13 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 13
Cursos: administração, agronegócio, ciências contábeis, gastronomia, gestão comercial, gestão financeira, gestão pública, gestão de serviços jurídicos, notariais e de registro, logística, pedagogia
Votuporanga – 38 bolsas
Bolsas integrais
- A distância: 25
Bolsas parciais
- A distância: 13
Cursos: administração, agronegócio, ciências contábeis, ciências econômicas, design de interiores, gestão ambiental, gestão comercial, gestão pública, gestão de recursos humanos, história, logística, marketing, matemática, pedagogia, serviço social
Cronograma
Inscrições – desta terça-feira, 13, a sexta-feira, 16
Resultado da primeira chamada – 20 de julho
Como funciona – Para se inscrever no Prouni é preciso ter participado do Enem e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
