PERDAS: Vereadores dizem que a maior preocupação era com o número de vacinas estocadas
Por Bruno Gabaldi (Jornal de Jales)

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou na tarde de quarta-feira, dia 7 de julho, a perda de mil vacinas CoronaVac, ocorrida após pane de uma geladeira da secretaria que armazenava essas e outras vacinas no dia 11 de junho.
Em nota, a prefeitura diz que essas doses serão repostas.
Os vereadores Hilton Marques (PT) e Carol Amador (MDB), que denunciaram o caso durante sessão da Câmara Municipal no dia 14 de junho, declararam ao Jornal de Jales que a maior preocupação deles agora é o ritmo da vacinação e de não haver grande número de vacinas em estoque, além de resolver problemas estruturais no armazenamento das doses e outros medicamentos.
“Fizemos críticas não para condenar as equipes de vacinação, mas para abrir os olhos da administração para acelerar o ritmo da aplicação das doses. Minha maior preocupação era a questão do estoque com cerca de 8 mil vacinas paradas naqueles dias”, ressaltou Hilton Marques.
A vereadora Carol Amador, que também é servidora da Secretaria de Saúde, explicou que qualquer refrigerador está sujeito a sofrer alterações de temperatura por meio de panes elétricas, porém, o que a deixou aborrecida foi saber que essas mil doses chegaram em Jales há mais de 15 dias e até a data do ocorrido não tinham sido aplicadas.
“Sabemos que as vacinas chegam de acordo com a necessidade e não deveriam ficar estocadas por tanto tempo. Atualmente, a secretária Nilva determinou que a vacinação seja diária. Não há informações de vacinas estocadas”, afirmou Carol Amador.
Ainda segundo o vereador Hilton, agora, o trabalho dos vereadores é fiscalizar e contribuir para que situações como essa não se repita, auxiliando talvez na compra de geladeiras mais modernas e tecnológicas.
